22 de março de 2012

Chamados para ir à merda



"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” Mateus 5:13

Longe de mim querer cair naquela mesmice de falar sobre tempero, isso aqui não é um texto sobre culinária. Muito já se ouvir falar sobre aquela famosa analogia do sal que precisa fazer a diferença, e sobre como ele deve dar gosto nas coisas.

Hoje eu quero falar de uma propriedade diferente do sal. A antibactericida. Mas primeiro, uma história.

“Estávamos eu e mais dois amigos conversando com uma menina de uma igreja grande igreja de Curitiba, quando perguntamos sobre como funcionavam as coisas na igreja dela.  Ela disse: ‘Ah, la na minha igreja tem muito pastor. Na verdade cada ministério tem um pastor diferente. Tem pastor pro ministério de louvor, pastor do grupo das senhoras, pastor de pastores...’ Então eu falei: Tem até o pastor do ministério do banheiro, e o slogam deles é: ‘chamados para ir a merda’”.

Claro que ela não gostou da piada e a conversa morreu ali, mas depois essa ideia de ir a merda ficou na minha cabeça (é claro que eu não fui literalmente à merda). Até que descobri que o sal também tem o poder de purificar algo sujo, devido a sua propriedade antibactericida. A química explica que o sal é dotado de qualidades essencialmente conservadoras, mantém-se incorruptível, evitando a proliferação das bactérias que possa entrar em contato.

E você pode pensar. “Ta, e daí?”. E daí que como cristão sua missão é IR. Ir aonde está toda a sujeira desse mundo e fazer a diferença. Meu amigo, você também foi chamado pra ir à merda. Porque é lá que estão as pessoas que precisam de Jesus, e não no saleiro. 

Nós, cristãos, temos o hábito de lamentar a deterioração dos padrões do mundo. Criticamos sua violência, desonestidade, imoralidade, desrespeito para com a vida humana e sua ganância materialista. Mas, de quem é a culpa? Onde está o sal? Onde está a igreja? 

Por isso olhe para o irmão que está do seu lado e diga: "Vá à merda!". Por que é lá que você precisa estar. 

2 pitacos:

Rick Serrat disse...

A merda do trabalho que você tanto reclamo ta cheio de merda precisando de você!!!!
Boa! :P

Tayná Nascimento disse...

Muito interessante. Gostei! rs