2 de setembro de 2009

Nada tirará esse sorriso

Se tem uma coisa que me intriga é o sorriso do boneco Playmobil. Sim, você não leu errado, estou falando daquele bonequinho guerreiro que provavelmente fez parte da sua infância. Como é possível alguém ficar com aquele sorriso inabalável? Ele pode ter o seu castelo invadido, você pode arrancar a cabeça dele e ele pode até não ter cotovelos, ainda assim, o sorriso continua. Será que era sobre essa alegria e fé inabalável que Paulo falava? Essa fé que fala: ”Nada que possa acontecer tirará esse sorriso do meu rosto”. Você consegue imaginar Paulo acorrentado, sorrindo igual ao boneco? A verdade é que só podemos buscar essa fé se confiarmos na fidelidade de Deus. Contudo, a fé só vira confiança, quando somada a esperança.

O escritor Brennam Manning no seu livro Confiança Cega diz que confiar é como ouvir uma voz lá no fundo que fala ”Está tudo bem e vai dar tudo certo” mesmo diante de fortes evidências do contrário, como o boneco Playmobil, que continua feliz sem ter cotovelos. Neste mesmo livro, Brennam termina o capitulo intitulado O Caminho da Confiança dizendo :”...acho que a fidelidade no caminho da esperança nos conduzirá ao mesmo ponto aonde Jó foi conduzido :’Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele’” (Jó 13:15)

Essa confiança, segundo Thomas Merton em The Asian Journal, aumenta por meio de nossa fidelidade na busca e conduz a uma certeza muito profunda, pois não se trata de nossa própria certeza pessoal, mas da certeza do próprio Deus em nós. Que possamos buscar confiar no Deus que habita em nós, com a fé inabalável do boneco Playmobil.