13 de novembro de 2009

Crônica sobre chronos



São 21:00 horas. E tenho até o fim dessa aula pra falar sobre o tempo. O pior é que só consigo ouvir a voz do Silvio Santo na minha cabeça dizendo: “Tempo!”
Isso me lembra que a contagem começou e eu ainda não sei o que dizer sobre o tempo.
21:05.
O tempo pode ser chuvoso, posso falar sobre alguém atrasado, sobre ampulhetas... Ampulhetas! Quem foi o mané que colocou areia no vidrinho e falou que aquilo valia 60 segundos? O pior são as pessoas jogando “Imagem e Ação” contando o tempo naquele vidrinho com uma coisa que parece Omo. Todo mundo usa relógio de pulso, e eles lá, olhando a ampulheta. “Tempo!” Agora foi a voz do Gugu, ele falava muito isso na brincadeira da banheira. Lembra? “Uba uba uba ê!”
21:10. Acho que seria legal falar sobre a falta de tempo hoje em dia... Ah não! Todo mundo vai falar disso. “O tempo passa, o tempo voa. E a poupança bamerindo continua numa boa.” Não! Preciso de foco!
Já sei, vou falar sobre a transcendência do homem em relação ao tempo e espaço... E o que isso quer dizer? Parece coisa de física quântica, sei lá. Física me lembra viagem no tempo. E viagem no tempo me lembra o Dr. Emmet Brown falando sobre a quebra do contínuum tempo/espaço.
21:20.
Caramba, o Cazuza falou que o tempo não pára, mas parece que ele não tá passando. Desse jeito vou chegar em casa lá pelas 23:00. Daí não vai dar tempo de assistir um filme antes de dormir.
“O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo, que o tempo tem tanto tempo, quanto tempo o tempo tem.” Nossa, que bobagem!! Quem inventou isso tinha muito tempo livre. Já é quase 21:40 e nada ainda.
O tempo é uma coisa muito abrangente. Há quem diga até que ele é relativo. Como então que eu vou falar dele? Quanto mais eu olho pro relógio, mais devagar o tempo passa, e menos idéia eu tenho do que escrever.
Lembrei da minha tia agora. Sempre que ela falava de algo velho, ela falava que era “do tempo do êpa”. Que raios é o tempo do êpa? Pena que pra ela o tempo acabou, faz uns 5 anos. Nossa, faz tempo já.
A partir do momento em que nascemos, o relógio começa a contagem regressiva. Ui, que horror! Que coisa mais negativa. Xô pessimismo!
10 prás 22. Falta 10 minutos pra entregar esse texto. Vou ter que escrever qualquer coisa agora. Só consigo pensar em contagem regressiva do ano novo. As pessoas nunca acertam a contagem na praia. Sempre tem uns retardados que começam a soltar os fogos antes da hora. O bom das férias é que parece que o tempo anda mais devagar, Você vai no mar, caminha pela areia, joga volley, brinca na praia e quando vê, ainda tem sol e são 3 da tarde. Isso sim é vida. Acho que se essa vida de jornalista não der certo, eu vou comprar uma Kombi e vender churros na praia.
Droga, hora de entregar a redação. Acabou o tempo.

3 pitacos:

Anônimo disse...

É piah esse ficou bom de verdade... Se seguir essa linha vai fazer suuuuuuuuuuuceeesssoooooooooo...


hahaha

Abraço

Anônimo disse...

Grande idéaia e argumentação sobre essa tempestividade. Porém, cuidado ao escrever as palavras e releia para eventuais correções do tipo (Silvio Santos, Bamerindus,contínuo e volei), no mais só tenho a parabenizá-lo.

Marina disse...

hahahaha uma vez eu escrevi mais ou menos isso numa redação pra concorrer a uma vaga de estágio...te garanto que se seguir essa linha você não vai fazer sucesso! hahahahaha