11 de setembro de 2009

Porque sim, não é resposta

 
Lembram do Zequinha do castelo Rá Tim Bum? Aquele que vivia fazendo um monte de perguntas sobre coisas que não entendia. Por que? Mas por que? Mas por que...
O engraçado era a irritação do Pedro e da Biba, já enjoados de tanto questionamento respondendo: ”Por que sim Zequinha!” Mas graças aos roteiristas do programa, existia alguém para sanar as dúvidas, questionamentos, encanações e traumas do nosso tele-amigo. Sim, era o Telekid, que pra quem ainda não se ligou, era interpretado pelo Marcelo Tas, aquele careca do CQC.
Infelizmente, na vida, nem sempre temos alguém que surja subitamente para responder aos nossos questionamentos, e infelizmente, novamente, aqueles que questionam são injustiçados igual ao pobre Zequinha. E daí eu pergunto. Por que?
Talvez o medo da dúvida seja maior que o de fazer a própria pergunta. Talvez porque aprendemos que quem questiona demais, historicamente, acaba indo pro pau-de-arara. Até mesmo na presença de Deus, esquecendo que antes da palavra vir a boca, Ele já sabe o que pensamos, até na presença Dele, temos medo de questionar.
Bem aventurado foi o amargurado Jó, que na face de Deus questionou a Sua sabedoria, foi questionado, e ainda viveu pra contar a história depois. Não só viveu, mas ainda foi abençoado.
De uma coisa eu tenho certeza, aquela que questiona a Deus é mais sincero do que aquele que tem duvida e se cala. Não que questionar seja uma forma de demonstrar rebeldia, na verdade, é uma forma de admitir ignorância e buscar pela verdade. Por que Deus não criou macacos, mas seres a sua imagem e semelhança que pensam.
Marcos 12:30 “Ame a Deus de todo seu coração, de toda sua alma, de todo seu entendimento, com toda a sua força”
Por que entendimento pressupõe consciência, que pressupõe razão, que exige questionamento. “Penso, logo existo” lembra?. Por que o mundo não é movido de respostas, mas sim de perguntas.

 

1 pitacos:

Anônimo disse...

Piah nossa conversa rendeu esse texto bacana ai... massa cara, papos cabeça são bons quando se tem amigos como você... continuemos então nessa caminhada critica sob a sabedoria divina de Cristo...

Forte abraço broder...